Notebook - Usar conectado ao carregador ou não?


Ai você chega no vendedor de eletrônicos de qualquer loja de crediário por ai, em sua grande maioria não tem experiência alguma com Hardware.
Nunca se esqueça de que eles precisam vender a todo custo, inclusive empurrar um produto que ele sabe que não é tão bom assim... Portanto, antes de sair fazendo o que você os ouviu dizendo, procure orientações técnicas de quem realmente trabalha com o equipamento.

Não alimente mitos!

A questão de viciar baterias que você lê constantemente por ai, não existe, a não ser por um motivo que vou citar mais adiante... *1
As baterias e os equipamentos atuais, são equipadas com um sistema inteligente de carregamento, onde quando ela atinge 100% de carga, o carregamento é interrompido e só passa a carregar depois te ter gasto uma porcentagem desta carga (geralmente 60 a 70%).



Como funciona a bateria?

A bateria é feita de células, muitas delas. Imaginem ai, um conjunto de pilhas recarregáveis trabalhando juntas. É mais ou menos isso...

Como sabemos, as baterias não duram para sempre, podendo ter sua vida útil encurtada ou prolongada, de acordo com a maneira que você utiliza seu notebook.

Notebook não é celular!

É completamente errado carregar 100% a bateria e utilizar até acabar. Quando acaba carrega de novo em 100% e usa até acabar e assim vai...

A bateria do notebook, tem sua vida medida em ciclos.

O que é um ciclo?

Cada vez que a bateria fica com menos de 10% de carga, aquela hora que o sistema te avisa de que é preciso conectar um carregador, é um ciclo que se vai.
Resumindo:

Um ciclo é cada vez que a bateria zera a sua carga. E cada descarga é um ciclo a menos.

Então, como devemos fazer?

Você deve utilizar o notebook conectado na energia o tempo todo, ou seja, se manter desta forma, não consumirá os ciclos e sua bateria durará por muito mais tempo.

Por mais que seja difícil de engolir o orgulho, ou insistir em seguir o conselho do vendedor da loja que adora um mito, você deve tentar entender o funcionamento da bateria, e saber que a bateria do seu notebook funciona como um no-break, que é um sistema que entra em ação quando não existe fonte de energia.
Quer prova disso? Quando você desconecta seu carregador, automaticamente ele baixa o brilho da tela e reduz o tempo de funcionamento, entrando em gestão de economia de energia. Portanto, a bateria tem a função de quebrar o galho quando não temos a tomada por perto!

*1 - A única forma de não viciar sua bateria é guardando ela sempre carregada em 100%. Você corre o risco de viciá-la quando guarda com a carga baixa por longos perídodos de tempo (2 ou mais dias).
Então, vale ressaltar que você deve sempre desligar e guardar seu notebook com a bateria sempre em 100% de carga! 

As baterias descarregam sozinhas?

Sim, toda bateria perde sua carga com o tempo.

Resumindo, como devo trabalhar com o meu note?

Resposta bem simples! Para conservar sua bateria por mais tempo, faça o seguinte:
  1. Utilize o notebook sempre conectado à energia e com a bateria nele (claro!)
  2. Guarde sempre, ele, com a bateria carregada em 100%
  3. Uma vez por semana ou por mês, faça a calibragem da bateria.
Calibragem da bateria:

Você utiliza o note, desconectado da energia até ele desligar, ou seja, até a bateria zerar. Ela zerando, você conecta o carregador e deixa ele desligado carregando por 6 a 8 horas.
Faça isso a noite ou em um tempo que você não precise do notebook.

Simples assim! Siga corretamente as instruções e tenha sua bateria sempre "saudável".
Até a próxima!
Emerson R. Gallo

Técnico em Informática, Técnico em Comunicação Visual e Formado em Superior da Tecnologia da Fotografia. Há mais de 10 anos Técnico em Informática no setor Público, Há 19 anos na área de TI. Acredito que de tudo tiramos aprendizado e que nunca é tarde para mudar e aprender.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem