Crimpagem de cabos de Rede

Primeiramente, uma coisa que a maioria das pessoas novas na área de informática têm dúvida, é a palavra "CRIMPAR", onde esta é a palavra correta. Nem vou citar as erradas, pois nem vem ao caso. Portanto, você usa um alicate de crimpar para a crimpagem do cabo de rede.

Segunda coisa, nem vou ficar com rodeios, para explicar a você que a imagem a seguir, é um erro fatal na hora de crimpar um cabo, um "serviço porco" como costumo dizer:

Se você tem em sua casa, em seu escritório algum cabo crimpado desta forma, saiba que é um serviço muito mal feito. Se uma pessoa que se diz profissional faz um serviço destes, sinto muito informar, ele não é um bom profissional, pois se não consegue ao menos fazer um trabalho bem feito e bem acabado, sinto muito, ele não é capaz de fazer nenhum outro serviço na área. Desconfie de pessoas relaxadas, que é a palavra correta a ser usada.

Mas, com que fundamento eu julgo este trabalho mal feito?
Com o fundamento de que a capa do cabo na realidade é uma proteção e além disso é usado também para dar uma resistência maior quando crimpado de forma correta.
Segue a imagem com a forma correta na esquerda e a errada na direita:
Notem que na forma correta temos a capa do cabo presa dentro do conector, onde há uma trava para isso. Certo? Então vamos para o próximo passo, lembrando que vou simplesmente direto ao assunto, explicando apenas a forma correta de se fazer, pois existem várias maneiras de crimpar para cada caso (vários padrões). Vamos lá.
Materiais utilizados na Crimpagem:

Conectores RJ-45



Alicate de Crimpagem


E lógico, Cabo de Rede



Lembrando que é importante comprar um cabo de uma marca boa.
Mas apenas dizer uma marca boa não basta, já que existe centenas de marcas por ai e para quem tem pouco conhecimento fica um pouco complicado saber realmente. Procure a opinião de pessoas que já trabalham na área.
Existem alguns cabos que vem com algum reforço interno, como plásticos ou fios de Nylon, ajudando a reforçar o cabo.
Observando bem o produto, você vai saber qual tem o melhor acabamento e por fim, qual usar.




DICA:
O cabo de rede vem com uma marcação em sua capa, que geralmente é azul, claro ou escuro... mas pode ser cinza, preto, amarelo, vermelho e assim por diante. Já confundi né? Certo... o mais comum é o azul, pois as cores são utilizadas para marcar a sua utilidade ou uso em grandes empresas.
Esta marcação é um número que vem de metro a metro.
Geralmente uma caixa de cabos vem com 300 metros.
Suponhamos que você pegue na ponta do cabo e lê na sua superfície o número 112.
Você vai desenrolando o cabo até observar que na sua mão tem o número 123.
Faz-se então a conta 123 - 112 que dá 11. Então você tem 11 metros de cabo desenrolado. Certo?

Chamamos o cabo de rede de par trançado porque  nele vem 4 pares de cores onde cada par é uma cor clara e uma escura, como na ultima imagem acima.

As cores são: Verde e Verde Claro; Azul e Azul Claro; Laranja e Laranja Claro; Marrom e Marrom Claro.

Em algumas marcas ao invés de ter a cor clara, você encontrará a cor com um filete branco.

Vamos à Crimpagem

Primeiramente você precisa desenrolar os pares para facilitar colocar na sequência correta:


Note na imagem que os pares foram desenrolados e colocados em um sequência de cores de uma maneira que todos estão retos e lado a lado.
Confesso a você que fazer isso com os cabos, chega a formar bolhas ou ardência nas pontas dos dedos quando você faz muitas pontas. kkk Mas, enfim, faz parte!

A sequência de cores utilizada na imagem foi:
  1. Verde Claro
  2. Verde Escuro
  3. Laranja Claro
  4. Azul Escuro
  5. Azul Claro
  6. Laranja Escuro
  7. Marrom Claro
  8. Marrom
Padrão conhecido como: T568A

Existem 2 Padrões: o T568A e o T568B

Notem que a diferença é que o 568B foram trocados o Laranja e Laranja Claro pelos Verdes do 568A.

Não vou ficar tentando explicar o porque disso tudo porque isso serve apenas para confundir a cabeça das pessoas e ao invés de descomplicar vou piorar a situação.

Você escolhe um padrão e OBRIGATORIAMENTE você precisa utilizar o mesmo em sua rede toda.
Como saber se foi usado corretamente em uma rede que você não conhece?
Simples... Você apenas observa algumas crimpagens e saberá exatamente qual foi a usada.

Depois que você alinhar na sequência, todos os cabos, você precisa cortar para que todos fiquem do mesmo tamanho. Utilizando o próprio alicate, na parte que temos a lâmina:

Ai fica a pergunta:

Onde cortar?


Contando do fim da capa azul, você mede 1 cm e corta.
É um pouco complicado acertar na primeira, mas com a prática você vai saber exatamente onde cortar e como deixar de uma forma correta. Lembrando que precisa ser feito como uma obra de arte, de uma forma que fique uma crimpagem bonita e perfeita.
Lembra da imagem?

Agora você vai encaixar os fios dentro do conector, como na imagem, onde você olha o conector com aquela trava para baixo, ficando assim fácil de verificar:


Os cabos vão encaixar e deslizar corretamente até o final:


Feito isso você encaixa no alicate e aperta até ouvir o clique, que é a trava que segura a capa do cabo fazendo o barulho:


Pronto!
Você fez a crimpagem correta!
Algo simples que faz toda a diferença em uma rede!



Imagens: Pesquisa do Google

Até a próxima!
Emerson R. Gallo

Técnico em Informática, Técnico em Comunicação Visual e Formado em Superior da Tecnologia da Fotografia. Há mais de 10 anos Técnico em Informática no setor Público, Há 19 anos na área de TI. Acredito que de tudo tiramos aprendizado e que nunca é tarde para mudar e aprender.

4 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem