Trabalhando com horas no Microsoft Excel

Você digita a sua planilha, toda certinha, faz uma soma de horas trabalhadas de funcionários e quando vai ver o resultado...
Aquele número absurdo, nada a ver...
O que acontece na maioria das vezes é que o Excel transforma em dias, ou seja, a cada 24 horas ele transforma em 1 dia... Como resultado, aquilo que você olha e se desespera... Mas calma! Tem solução... Vamos lá?


Método 1:
Selecione as células onde estão as horas, clique com o botão direito e escolha "Formatar Células"

Na janela que abriu, clique na aba "Número", em categoria, escolha "Personalizado" depois encontre as opções 'hh:mm:ss' (com os segundos inclusos), ou 'hh:mm' (sem os segundos)


Faça a soma normalmente!

Ou você pode, selecionar também desta forma:


Método 2:

Selecione as células, vá na guia "Página Inicial" lá nos formatos, como mostra na imagem:

Some normalmente!

Horas Negativas:


Algumas vezes precisamos trabalhar com horas negativas nas nossas planilhas. Por exemplo, um cálculo de banco de horas, e, se o funcionário trabalhar menos do que deveria, retorna um número negativo, ou seja: faltaram horas naquele mês.

Para que o Excel não apresente erro nestes casos precisamos fazer o seguinte: vá na guia "Arquivo" e depois em "Opções".
Na nova janela vá em "Avançado" e então role até achar a opção "Usar sistema de data 1904".
Só isso e você poderá calcular, inclusive, horas negativas!

Pronto! Problemas resolvido! Vamos para o exercício?

Fonte: imagens retiradas do site: "http://www.aprenderexcel.com.br"


Emerson R. Gallo

Técnico em Informática, Técnico em Comunicação Visual e Formado em Superior da Tecnologia da Fotografia. Há mais de 10 anos Técnico em Informática no setor Público, Há 19 anos na área de TI. Acredito que de tudo tiramos aprendizado e que nunca é tarde para mudar e aprender.

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