Você digita a sua planilha, toda certinha, faz uma soma de horas trabalhadas de funcionários e quando vai ver o resultado...
Aquele número absurdo, nada a ver...
O que acontece na maioria das vezes é que o Excel transforma em dias, ou seja, a cada 24 horas ele transforma em 1 dia... Como resultado, aquilo que você olha e se desespera... Mas calma! Tem solução... Vamos lá?
Método 1:
Selecione as células onde estão as horas, clique com o botão direito e escolha "Formatar Células"
Na janela que abriu, clique na aba "Número", em categoria, escolha "Personalizado" depois encontre as opções 'hh:mm:ss' (com os segundos inclusos), ou 'hh:mm' (sem os segundos)
Faça a soma normalmente!
Ou você pode, selecionar também desta forma:
Método 2:
Selecione as células, vá na guia "Página Inicial" lá nos formatos, como mostra na imagem:
Some normalmente!
Horas Negativas:
Algumas vezes precisamos trabalhar com horas negativas nas nossas planilhas. Por exemplo, um cálculo de banco de horas, e, se o funcionário trabalhar menos do que deveria, retorna um número negativo, ou seja: faltaram horas naquele mês.
Para que o Excel não apresente erro nestes casos precisamos fazer o seguinte: vá na guia "Arquivo" e depois em "Opções".
Na nova janela vá em "Avançado" e então role até achar a opção "Usar sistema de data 1904".
Só isso e você poderá calcular, inclusive, horas negativas!
Pronto! Problemas resolvido! Vamos para o exercício?
Fonte: imagens retiradas do site: "http://www.aprenderexcel.com.br"