O que você precisa saber antes de comprar uma Impressora Eco Tank?


Antes de eu começar a listar aqui todos os possíveis problemas, são opiniões pessoais baseadas em experiências vividas no meu dia a dia a respeito dessas meninas temperamentais que nos assombram sempre que possível.
O conselho que sempre dou é que é necessário colocar na ponta do lápis se o investimento em uma impressora realmente vai valer a pena. Às vezes fica mais barato pagar por impressão do que investir em um equipamento para isso. Alguns itens podem ser aplicados à impressoras de cartuchos coloridos também.
Então, vamos lá, não necessariamente na mesma ordem:
  1. Cabeçote: Tenha em mente que a maioria das impressoras Eco-Tank do mercado são com cabeçotes fixos. Ou seja, o cabeçote de impressão não sai, é fixo nela, e como a tinta passa do reservatório para ele, ocorre da tinta secar dentro e ser necessária a troca. E cá entre nós, custa o valor de uma impressora nova.
  2. Use só tinta Original. Aquele velho papo chato, mas se você vai investir, como disse acima, coloque na ponta do lápis. As tintas paralelas são péssimas, são finas, podem ser feitas de corantes de qualidade ruim, não se iluda com o valor, é necessário comprar o que é feito para a sua impressora, nada melhor que uma tinta original. É uma das coisas que não adianta você bater de frente, é a real. Ou você quer um cabeçote entupido?
  3. Quantidade de Impressão. Vou te dizer que essas impressoras são de uso doméstico, feitas para pequenos trabalhos de impressão limitadas... Se você pensa em ter uma e enviar impressão de 500, 600, 700 páginas por vez, saiba que o desgaste dela, infelizmente, vai ser muito grande! Com o trabalho excessivo, logo terão falhas no puxador de papel, problemas nos vários sensores de papel que existem nelas, sobrecarga do reservatório que vou explicar no próximo passo.
  4. Reservatório de Tinta é um recipiente onde existem almofadas de feltro que absorvem a tinta resultante de limpeza de cabeçote, alinhamentos e puxamento de tinta. Toda vez que vc liga a impressora puxa um pouco de tinta e joga no reservatório. Faz limpeza de cabeçote, joga tinta no reservatório que vai se enchendo. A impressora vem com uma estimativa de impressão configurada para exigir a troca das almofadas. Como assim? Explico. Existe uma contagem de impressões, com isso foi feita uma estimativa de quando o reservatório pode se encher, geralmente com 3000 impressões feitas. Quando isso acontece ela trava e exige que seja trocada a almofada e feito o reset do contador de impressão.
  5. Não pode ficar sem imprimir. Já presenciei muitos casos onde a impressora parada seca a tinta do cabeçote e não foi mais possível de desentupir, principalmente se a tinta não for original. O problema é esse, ela precisa estar em atividade de impressão pelo menos 2 ou 3 vezes na semana, não ficar sob o sol ou em lugares superaquecidos ou com pó constante (Poeira ou giz).
São os principais fatos que ocorrem na maioria dos modelos. É ai que precisa ser pensado e calculado: Preciso mesmo de uma Eco-Tank?
As perguntas a se fazer então, resumindo o que listei logo acima.
Antes confirme se:
  • Use tinta original para não estragar o cabeçote.
  • A impressora não vai suportar trabalhos de impressão grandes, de muito tempo.
  • Ela vai precisar de manutenção constante, troca de almofadas.
  • Precisa imprimir sempre.
Tem mais alguma dica? Algo que possa complementar? Deixe no comentário! Obrigado e até a próxima.
Emerson R. Gallo

Técnico em Informática, Técnico em Comunicação Visual e Formado em Superior da Tecnologia da Fotografia. Há mais de 10 anos Técnico em Informática no setor Público, Há 19 anos na área de TI. Acredito que de tudo tiramos aprendizado e que nunca é tarde para mudar e aprender.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem