Qual computador eu compro?



Pergunta que todo técnico em informática iniciante ou mesmo experientes já ouviram muitas vezes.
Qual computador eu compro?

A primeira coisa a se pensar é fazer a si mesmo a pergunta:

Por que preciso de um computador? O que quero fazer com ele?

Vamos fazer um esquema assim. Dividir em 3 níveis que fica legal de compreender.

Nível 1 - Nível Básico
Entrar nas redes sociais, entrar em sites, ver vídeos no youtube, receber e enviar e-mails, salvar e organizar fotos, salvar e ouvir músicas, abrir o netflix, prime vídeo, ler pdfs, acessar o banco, ver sites de notícias, digitar textos em geral, fazer um curso on-line (note que fazer o curso é diferente de por em prática o que você aprende no curso, por exemplo: Se você faz engenharia, usa softwares 3D, desenvolve games ou edita vídeos e imagens, o computador de nível básico não vai suprir suas necessidades.) e tantas outras tarefas básicas que não exigem tanto processamento ou muita memória livre.

Computadores neste nível tem processadores bem limitados, modelos com menos núcleos de processamento, com frequência abaixo de 2.0Ghz, quantidade de memória RAM menor que 4Gb.
Notebooks quase não tem possibilidade de melhorar, mas se for Desktop raramente, mas acontece, podemos aumentar a memória, colocar um SSD ou uma placa de vídeo que no caso "Compensaria" o processamento inferior. Mesmo assim continuaria sendo básico e nem sempre por ter sido um pouco melhorado, vai atender coisas ou tarefas um pouco mais complexas.

Nível 2 - Nível Intermediário - Pode ter placa de vídeo, pode ter mais memória, pode ter SSD, etc.
Gravar e editar vídeos básicos para o youtube ou Web em geral (desde que não seja efeitos ou algo 3D ele vai dar conta), editar ou baixar músicas, editar imagens, fazer as tarefas dos cursos que citei acima, editar vídeos, usar ferramentas básicas de 3D caso tenha uma placa de vídeo, quem sabe até arriscar alguns jogos básicos.

Computadores neste nível já tem um processador com mais de 2 núcleos reais, frequências de processamento já acima de 2.0Ghz, 4 ou mais gigabytes de memória RAM. Já começam a melhorar quando falamos de placa de vídeo ou SSD e também o aumento de memória. Notebooks vem com possibilidade de aumentar a memória, troca da HD comum por SSD ou M2.

É o indicado caso você fique entre o básico e o semi-profissional, que pode quebrar um galho dependendo da tarefa a ser feita.

Nível 3 - Nível profissional - Vem com placa de vídeo, com mais memória, com HD mais rápida.
Lidar com jogos, desenvolver aplicações em 3D trabalhar com vídeos e edições, desenvolver projetos variados

Indicado para uso profissional, para trabalho, onde o processamento é excelente.

As maiores fabricantes de processadores para computadores da atualidade são a Intel e a AMD. Cada fabricante dá um nome para a sequência e vão fazendo a concorrência.
Processadores da AMD são pouco mais barato.

Evolução dos Processadores Intel x AMD

Hoje temos a divisão de 3 linhas, conforme citei acima para exemplificar. Do lado da Intel temos na sequência o Core I3 (nível 1), o Core I5(nível 2) e Core I7 (nível 3).
Já do lado da AMD temos o Ryzen 3 (nível 1), o Ryzen 5 (nível 2) e o Ryzen 7 (nível 3).
Podendo organizá- los da forma  que já citei em sua grande maioria.

Temos na atualidade do lado da Intel o core I9 com suas variações e também o Ryzen 9 na concorrência.
São lançados ano a ano para diferentes nichos. Sejam para jogos ou para trabalho. Da mesma forma as placas de vídeo, memórias e tudo mais, mas é assunto para outra postagem, talvez.

Falando então de valores, ($$$) como fica?

Os valores seguem o mesmo nível: 1, 2, 3 e também o 4.
Portanto respondendo à pergunta "Qual computador eu compro?", digamos que baseado nas descrições que fiz acima, temos que colocar na ponta do lápis e planejar.
Qual vai ser a utilização do computador? Eu vou evoluir?
Vou começar do básico e penso em trabalhar com algo mais profissional? Caso assim seja, o ideal é comprar do nível 2.
Pretende usar para trabalho? Vai do nível 3. Tudo depende de quanto você tem disponível para desembolsar. 

Conclusão:

Vai usar para coisa básica, compra um i3 ou um Ryzen3. Vai usar para trabalho ou algo mais avançado, vai de core i5 ou Ryzen5. Para trabalho? i7 ou Ryzen7... E assim vai.
Mas o ideal é sempre contar com a opinião de quem já trabalha na área.

Espero que eu possa ter clareado um pouco as ideias. Se você gostou do conteúdo compartilhe. Acha que faltou algo? Comente.
Até a próxima!
Emerson R. Gallo

Técnico em Informática, Técnico em Comunicação Visual e Formado em Superior da Tecnologia da Fotografia. Há mais de 10 anos Técnico em Informática no setor Público, Há 19 anos na área de TI. Acredito que de tudo tiramos aprendizado e que nunca é tarde para mudar e aprender.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem