Pilares da Segurança da Informação


Chamamos de "pilares" uma base, ou seja, os princípios básicos da Segurança da Informação, que é nada menos que a prática de manter seguro qualquer informação de pessoas. Iremos ouvir muito sobre dados, segurança de dados. Abaixo um resumo dos 5 pilares:

Confidencialidade:
Ter um controle de acesso, ser permitido o acesso somente a pessoas autorizadas.
Talvez pareça simples, mas para se ter noção, imagine uma empresa que tenha 100, 500, 1000 ou mais funcionários. Manter o controle para que apenas quem é autorizado possa lidar com dados de clientes. O vazamento de dados seria um prejuízo de inúmeras formas.

Integridade:
Garantir que toda informação mantenha as características originais. Que seja uma informação original do inicio ao fim, da origem até o destino. Impedir que usuários alterem ou deletem informações confidenciais.

Autenticidade:
Garantia de que a fonte da informação seja real, que não tenha sido manipulada ou até saído de alguma fonte falsa. É um dos pilares que vai confirmar a identidade de quem vai ter acesso às informações confidenciais.

Disponibilidade:
Garantir que a informação esteja sempre disponível para usuários autorizados. Manter e garantir o acesso permanente dos dados a serem acessados. Envolve a questão de backups e lógico, a restauração do mesmo.

Irretratabilidade:
É a garantia de que uma pessoa ou entidade não possa negar a autoria da informação. É preciso ter a capacidade de provar o que foi feito, por quem foi feito e quando foi feito em um sistema, por exemplo.
Envolve a utilização de certificados digitais e assinaturas eletrônicas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem