Um cookie é um pequeno arquivo de texto que é armazenado no dispositivo (como computador, smartphone ou tablet) quando você visita um site. Ele contém informações que podem ser acessadas pelo site posteriormente.
Quando você visita um site, o servidor do site envia um cookie para o seu dispositivo e o armazena lá. O cookie contém informações como preferências de idioma, dados de autenticação, itens adicionados ao carrinho de compras, histórico de navegação, entre outros.
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É possível gerenciar os cookies nas configurações do seu navegador, permitindo que você os bloqueie, apague ou receba um aviso antes que sejam armazenados. Isso dá aos usuários um maior controle sobre como suas informações são rastreadas e utilizadas pelos sites que visitam.
Agora vou mostrar de uma forma bem simples:
Você entra em um site, ele manda um arquivinho de texto para seu computador. Neste arquivo de texto ele anota coisas que você pesquisa, que você visualiza, produtos que você procura, lojas que você acessa.
Quando você entra em um site de vendas que é parceiro deste que enviou o cookie, ele joga na sua tela, propagandas e publicidades baseadas nas coisas que você pesquisa e acessa...
Não compreendeu? Agora exemplo que acontece:
Você pesquisou pneu de carro no google. Navegou pelos resultados visualizou anúncios e não comprou. Fechou o navegador e um tempo depois você entra no facebook.
No facebook você começa a ver propagandas de pneu entre as postagens da timeline.
Tudo acontece porque quando vc pesquisava no google, ele enviou um cookie para seu computador com as informações de pesquisa.
Quando você acessou o facebook ele abriu o cookie e jogou na sua tela as coisas que você pesquisou. Isso porque eles são parceiros.
Isso acontece em sites de compra e venda constantemente.
Bem simples de compreender. Espero que tenha ajudado. Compartilhe conhecimento!