Esta palavra surgiu de outra palavra que se inicia por F, o Fishing que traduzindo significa "pescar".
Na tecnologia temos então "Phishing"...
Quando você ouve a expressão brasileira "história de pescador", o que vem a sua mente? Algo exagerado, algo que pode ser que seja mentira, é isso? Pois é...
Algo que você recebe que faz com que acredite que é verdade. O maior exemplo é o que você e a maioria das pessoas recebe por e-mail todos os dias.
Uma mensagem que você ganhou prêmio, uma mensagem dizendo que seu CPF foi cancelado, um falso currículo e várias outras mensagens de apelo para que você clique e acabe tendo uma dor de cabeça com isso. Simplesmente por que você caiu na história de pescador, ou seja: Você foi PESCADO!
Técnicamente falando, Phishing é uma técnica de ataque cibernético em que o agressor tenta enganar um usuário para que este revele informações confidenciais, como senhas, informações bancárias ou dados pessoais, através de um e-mail, mensagem de texto, site falso ou outra forma de comunicação eletrônica. É lançar através de mensagens algo que faça você abraçar a ideia esperando que você "caia" e acredite em tudo.
Atualmente, o que é mais comum é o roubo de dados para acesso em rede social, você perde sua conta na rede social, pode perder o acesso a seu banco, pode ter o número do seu cartão roubado e o mais impactante de hoje em dia que é o sequestro de dados. Todos os seus arquivos do computador utilizado são Criptografados, ou seja, são codificados. E só podem ser recuperados caso paguem um "resgate" em criptomoedas e recebam uma senha para a descodificação dos mesmos.