Hoje em dia, em termos de economia, elas viraram febre e todo lugar onde se fala em impressão, podemos ver uma delas, a impressora chamada de EcoTank. No caso falarei sobre as da linha Epson que são as mais comuns, já que existem outros modelos de outros fabricantes também.
Estas impressoras são equipadas com tanques de tinta localizados em suas laterais ou na frente, dependendo do modelo. Os níveis de tinta destes reservatórios podem ser vistos através da transparência do mesmo.
Quando a tinta chega em seu limite mínimo é necessário que se complete os reservatórios.
As tintas das impressoras comum de uso doméstico, vêm em recipientes separados por cores Ciano (Azul), Magenta (Pink), Amarela e Preta.
É recomendado pela fabricante sempre o uso de tintas originais para que tenhamos um trabalho 100%, já que a utilização de tintas não-originais e de fonte e qualidades duvidosas, podem causar entupimentos ou outros contratempos.
No meu modo de ver, a decisão é do próprio usuário, já que o mesmo se responsabiliza pela utilização da impressora, mas fica bem claro que na utilização de suprimentos não originais, perde-se a garantia sobre o equipamento.
Os reservatórios são munidos de uma tampa, onde tiradas possuem um encaixe que nas tintas originais se encaixam perfeitamente.
Reservatórios de tinta que podem estar nas laterais ou na frente da impressora. |
Fica uma observação:
As tintas não-originais ou paralelas têm uma embalagem diferente das originais e não dão encaixe.
O que é necessário ser feito é guardar os tubos originais para serem utilizados na hora da recarga.
É um trabalho que talvez seja sujo, podendo derramar, sujar mãos e mesa... Mas é preciso despejar a tinta "paralela" dentro dos tubos originais para depois despejar nos reservatórios.
Encaixe original dos tubos de tinta originais. |
Outra coisa importante a se observar é que este tipo de impressora não pode ficar por muito tempo sem imprimir para não correr o risco da tinta secar dentro das cabeças de impressão entupindo-as.
É um processo um pouco trabalhoso e será necessária uma visita ao suporte técnico.
Será necessária a impressão de algo pelo menos 1 ou 2 vezes na semana.
Portanto, fica claro que se vc imprime de vez em quando já não seria muito boa ideia um modelo destes.
Estas impressoras, toda vez que são ligadas, fazem uma verificação dos jatos. Com isso, a tinta é puxada e precisa ser armazenada em algum lugar. Para isso existe nelas um reservatório onde toda vez que é feita a verificação, a limpeza dos jatos, testes de impressão ou troca de tinta a tinta puxada dos reservatórios vai ficando dentro deste reservatório que geralmente é fixado por baixo ou por trás da impressora.
Este reservatório é preenchido com um feltro ou esponja absorvente que vai armazenando a tinta jogada.
Um modelo de reservatório, onde vai encaixado na lateral.
O modelo mais visto de reservatório é este:
Dentro dele, como você pode ver, existem feltros que preenchem todo o espaço interno que vai absorver toda a tinta.
Quando este recipiente se enche, a impressora para de funcionar imediatamente e seus leds de Tinta e Papel passam a piscar mostrando que o reservatório está cheio e que precisa ser feita a troca das almoçadas. Geralmente isso acontece com mais ou menos 3500 impressões.
Agora segue uma dica muito importante:
Quando a impressora parar de imprimir, pedindo a troca de almofadas, é necessário que se faça a troca de almofada e depois o reset das impressões.
SE FOR FEITO APENAS O RESET, CORRE-SE O RISCO DE ENCHER O RESERVATÓRIO E A TINTA TRANSBORDAR DANIFICANDO OUTROS COMPONENTES.
Todo o processo precisa ser feito por assistência técnica especializada ou um técnico de confiança.
Como carregar a tinta?
Encontrei um vídeo muito interessante no youtube. Clique para ver: https://youtu.be/iZ2N3w34UjQ
Entrem e deixe o Like ao seu criador.
Espero que as dicas resolvam as dúvidas e caso tenha esquecido de algo, deixe o comentário!
Até a próxima.