Desde o dia 21 de setembro, nós técnicos vamos sendo assombrados por problemas onde o compartilhamento de impressoras para de funcionar após a atualização.
No início do ano foi descoberta uma vulnerabilidade no sistema, até então estão sendo procuradas soluções para contornar o problema que é no Spooler de impressão.
Nas versões Home e Pro as atualizações que causaram o problema foram:
- KB5005565 (Windows 10 nas versões 2004, 20H2 e 21H1)
- KB5005566 (Windows 10 na versão 1909)
Nas outras versões foram:
- KB5005615 (Windows 7 Windows Server 2008 R2)
- KB5005568 (Windows Server 2019)
- KB5005613 (Windows Server 2012 R2)
- KB5005627 (Windows Server 2012 R2)
- KB5005623 (Windows Server 2012)
- KB5005607 (Windows Server 2012)
- KB5005606 (Windows Server 2008)
- KB5005618 (Windows Server 2008)
Mas agora fica a dúvida. Já encontraram a solução? A resposta é "Ainda não".
O que pode ser feito? Todos sabemos que o correto é atualizar sempre e manter o sistema atualizado para corrigir problemas e manter tudo seguro, mas ainda não temos a solução.
Então, provisoriamente, onde vai sendo revelado o problema, vamos desinstalando a atualização de acordo com a versão do Windows.
Lembrando que esta opção não é recomendada, mas precisamos utilizar as impressoras e não podemos ficar parados.
Para quem entende do assunto, para quem já é técnico, resumindo é: Encontrar a atualização na lista, desinstalar e pausar a atualização do sistema até que seja encontrada a solução. Com isso seu sistema ficará vulnerável.
Posso ajudar com o passo a passo:
- Clique no menu iniciar
- Clique em configurações
- Depois em "Atualização e Segurança":
- Na lista que aparece você vai procurar pelos números que se iniciam por KB que temos no início da postagem.
- Encontrou a atualização, clique sobre ela com o Botão direito e depois em "Desinstalar". Vai demorar uns minutos até que ele desinstale e peça para que reinicie o sistema. Reinicie.
- Reiniciando faça os passos até o Item 4 desta lista, e clique em Pausar atualizações por 7 dias.
As atualizações estarão pausadas. E o ideal é ir pausando até que tenhamos a notícia de que a atualização tenha sido corrigida.
Assim que tivermos uma solução volto aqui para atualizar. [ atualizado 04 de outubro de 2021 ]
Em outubro foram lançadas atualizações e o problema foi corrigido. [19 de outubro de 2021 ].