Impressoras param de imprimir depois da Atualização de 21 de setembro no Windows 10

Desde o dia 21 de setembro, nós técnicos vamos sendo assombrados por problemas onde o compartilhamento de impressoras para de funcionar após a atualização.

No início do ano foi descoberta uma vulnerabilidade no sistema, até então estão sendo procuradas soluções para contornar o problema que é no Spooler de impressão.

Nas versões Home e Pro as atualizações que causaram o problema foram:

  • KB5005565 (Windows 10  nas versões 2004, 20H2 e 21H1)
  • KB5005566 (Windows 10 na versão 1909)

Nas outras versões foram:

  • KB5005615 (Windows 7 Windows Server 2008 R2)
  • KB5005568 (Windows Server 2019)
  • KB5005613 (Windows Server 2012 R2)
  • KB5005627 (Windows Server 2012 R2)
  • KB5005623 (Windows Server 2012)
  • KB5005607 (Windows Server 2012)
  • KB5005606 (Windows Server 2008)
  • KB5005618 (Windows Server 2008)
Mas agora fica a dúvida. Já encontraram a solução? A resposta é "Ainda não".

O que pode ser feito? Todos sabemos que o correto é atualizar sempre e manter o sistema atualizado para corrigir problemas e manter tudo seguro, mas ainda não temos a solução.

Então, provisoriamente, onde vai sendo revelado o problema, vamos desinstalando a atualização de acordo com a versão do Windows.

Lembrando que esta opção não é recomendada, mas precisamos utilizar as impressoras e não podemos ficar parados.

Para quem entende do assunto, para quem já é técnico, resumindo é: Encontrar a atualização na lista, desinstalar e pausar a atualização do sistema até que seja encontrada a solução. Com isso seu sistema ficará vulnerável.

Posso ajudar com o passo a passo:

  1. Clique no menu iniciar
  2. Clique em configurações 

  3. Depois em "Atualização e Segurança": 

  4. Depois em "Exibir Histórico de Atualizações":
  5. Depois clique em "Desisntalar atualizações"

  6. Na lista que aparece você vai procurar pelos números que se iniciam por KB que temos no início da postagem.
  7. Encontrou a atualização, clique sobre ela com o Botão direito e depois em "Desinstalar". Vai demorar uns minutos até que ele desinstale e peça para que reinicie o sistema. Reinicie.
  8. Reiniciando faça os passos até o Item 4 desta lista, e clique em Pausar atualizações por 7 dias.
As atualizações estarão pausadas. E o ideal é ir pausando até que tenhamos a notícia de que a atualização tenha sido corrigida.
Assim que tivermos uma solução volto aqui para atualizar. [ atualizado 04 de outubro de 2021 ]

Em outubro foram lançadas atualizações e o problema foi corrigido. [19 de outubro de 2021 ].

Emerson R. Gallo

Técnico em Informática, Técnico em Comunicação Visual e Formado em Superior da Tecnologia da Fotografia. Há mais de 10 anos Técnico em Informática no setor Público, Há 19 anos na área de TI. Acredito que de tudo tiramos aprendizado e que nunca é tarde para mudar e aprender.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem