Quais os riscos de uma "Formatação de 30 real" que você vê propaganda por ai?

Constantemente somos bombardeados com conteúdos do tipo: "Como deixar seu computador mais rápido.", "Como melhorar a performance do seu computador.", e assim vai, nem é preciso pesquisar muito sobre o assunto.

Uma das coisas que mais preocupa é quanto à pirataria. Novos computadores atualmente vem com uma licença original previamente instalada e ativada  de fábrica. Licença paga no valor do produto.

Só que existem mitos de que atualizar o computador deixa lento, que o anti-virus deixa o sistema lento, que é necessário desabilitar muitas coisas do sistema para que melhore o desempenho. É necessário acabar com todos eles.

É necessário que o sistema seja original. Não existe muita desculpa porque há anos vem sendo vendido computadores com sistema já original incluso. Versões antigas do Windows podem ser atualizadas com a nova versão.

O pacote Office que é dado como essencial também entra nessa. É necessário que seja original. Se não for não funciona mais. As funções são desativadas e não é possível utilizar sem a ativação.

Caso você não tenha condições de pagar a mensalidade do aplicativo, existem várias versões compatíveis e com licença de uso gratuita, uma das mais conhecidas é o Libre Office.

E onde entra o serviço barato? Aquele que as vezes o "profissional" diz que leva 1 ou 2 horas, outros que fazem na casa do cliente... Pois bem. Quando você faz a instalação do sistema, são necessários os seguintes passos:

  1. Fazer um backup dos arquivos do cliente. Tudo o que tem no computador, volta nos mesmos lugares depois.
  2. Verificar qual a versão correta é a original do computador.
  3. Fazer a instalação e necessariamente necessita estar conectado na internet para ativação.
  4. Depois de instalado o Windows, fazer as atualizações.
  5. Atualizar todos os drivers necessários ao funcionamento: Vídeo, Som, Rede e muitos outros, como por exemplo Bluetooth, placas de vídeo e outros.
  6. Depois de devidamente atualizado e instalado os drivers é feita a volta dos arquivos em seus devidos lugares.
  7. Instalação de Aplicativos básico ou que o usuário necessite utilizar.
  8. Ajustes de navegação, configurações de vídeo, de som, iniciar navegadores e vários ajustes dependendo muito da função que o computador vai exigir.
Detalhes que há necessidade de um certo tempo para concluir, Mais ou menos de 4 a 8 horas para que o próprio sistema faça suas atualizações também.

Só que para quem vê isso como apenas meio de ganhar dinheiro e faz sem ter o mínimo de experiência, lógico quanto menos tempo fazer, vai ganhar mais... Não tendo assim uma preocupação com a qualidade. Como? Quer comparar? Veja os passos:
  1. Mal faz um backup de arquivos.
  2. Tem um sistema desatualizado e alterado com atualização e anti-virus desabilitado.
  3. Instala o sistema
  4. Instala softwares Piratas (Crackeados)
  5. Entrega ao cliente sem ajustar nada.
Isso com certeza se faz em no máximo 2 horas.

É super comum encontrar computadores com a versão diferente da que é original do computador. Geralmente, computadores domésticos são com a versão do Windows Home ou Home Single Language. O "instalador de programas", assim chamado porque de profissional não tem nada, instalou a versão Pro e além de tudo "crackeou" a mesma.

Entende a diferença?
Então quando o assunto seja manutenção, em qualquer área, tenha em mente que é necessário alguém com experiência no assunto.


Emerson R. Gallo

Técnico em Informática, Técnico em Comunicação Visual e Formado em Superior da Tecnologia da Fotografia. Há mais de 10 anos Técnico em Informática no setor Público, Há 19 anos na área de TI. Acredito que de tudo tiramos aprendizado e que nunca é tarde para mudar e aprender.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem