Definitivamente: Usar ou Não o estabilizador?


Desde que me conheço por pessoa que se interessa por informática, eu ouço, eu leio que quando você tem um equipamento elétrico, no caso, algum equipamento de entretenimento, como TV's, Videogames, computadores e qualquer outro equipamento físico, você precisa ter um estabilizador.

Segundo o que todos dizem este aparelho faz o milagre de manter a energia estável, não permitindo que ela fique numa voltagem mais alta ou mais baixa, mantendo-a sempre em uma mesma frequência.

E ai? você acha mesmo que isso é verdade?


Todo técnico em Informática "Raiz" (kkk), conhece o famoso Gabriel Torres ou já comprou algum livro seu. E o cara simplesmente do nada, se desculpa por ter dito que era necessária a utilização de um estabilizador de voltagem. Segue o vídeo, que é bem longo, mas nos primeiros 3 minutos, você já tem ideia de o "porquê" de não utilizar um:


Os estabilizadores vendidos no Brasil, para começo de conversa são péssimos, de má qualidade e você usar pode haver a possibilidade de prejudicar o equipamento ligado.
Portanto: Você não está protegido com um Estabilizador

E se eu utilizar então um "Filtro de Linha" ?

Mais um equipamento que não serve para proteção nenhuma! Sim, não serve.
Mas ele prejudica? Não...
Nada impede de utilizá-lo, já que é mais seguro que os famosos benjamins ou famosos "T" que pode ocasionar um incêndio de muitos aparelhos estiverem conectados.

O que pode proteger meus equipamentos, então?

A única coisa capaz de proteger é o aterramento que consiste em uma haste de cobre que é enterrada e feito toda uma preparação do solo para que quando a rede elétrica receba uma descarga de tensão, possa absorver tudo.
É recomendado que para cada equipamento tenha uma vareta dessas.
Já viu que só de falar imaginamos o valor de tudo isso?
Realmente é caro para fazer uma instalação elétrica onde haja aterramento e na grande maioria das residências não há ou simplesmente as pessoas ignoram tal utilidade.

Resumindo o post: O que faço então?

O mais correto a se fazer, quando não temos o aterramento, é ligar direto na tomada ou mesmo utilizando um filtro de linha, mas obrigatoriamente que seja um filtro de linha de uma qualidade um pouquinho melhor.

Os equipamentos de hoje em dia já possuem uma fonte pré estabilizada e ligá-los direto na tomada não vão prejudicar. A não ser que seja um dia de trovoadas. Ai você parte para o velho método:
Desligue e tire todos os cabos da tomada!

Se você já tem um estabilizador, tudo bem, mas não compre mais.
Às vezes ele passa uma certa confiança, mas pode ter certeza que não funciona.
Um filtro de linha custa bem pouco, elimine aqueles T's da tomada que a qualquer hora possa pegar fogo.
Não sobrecarregue as tomadas. O ideal é que haja 1 tomada para cada aparelho elétrico.

Link Útil:



Emerson R. Gallo

Técnico em Informática, Técnico em Comunicação Visual e Formado em Superior da Tecnologia da Fotografia. Há mais de 10 anos Técnico em Informática no setor Público, Há 19 anos na área de TI. Acredito que de tudo tiramos aprendizado e que nunca é tarde para mudar e aprender.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem