Limpeza de disco

Limpeza de disco do Windows


A limpeza de disco ajuda a liberar espaço no disco rígido, o que pode melhorar o desempenho do sistema e garantir que haja espaço suficiente para armazenar novos dados e arquivos. Realizar uma limpeza regular contribui para a manutenção preventiva do sistema. Isso pode reduzir a probabilidade de erros e falhas, mantendo o sistema operacional em um estado mais limpo e eficiente.

Durante a limpeza de disco, você pode remover dados temporários, histórico de navegação e outros arquivos que podem conter informações pessoais.

Os tipos de arquivos removidos durante o processo de limpeza de disco incluem:

Arquivos Temporários do Sistema: Arquivos temporários gerados pelo sistema operacional Windows durante a instalação de atualizações e aplicativos.

Arquivos Temporários da Internet: Arquivos temporários armazenados pelo navegador da web durante a navegação na Internet. Isso inclui caches de páginas web, imagens e outros elementos temporários.

Arquivos de Logs do Windows: Registros de eventos e logs do sistema operacional, que podem crescer ao longo do tempo e ocupar espaço em disco.

Arquivos de Reciclagem: Arquivos excluídos que estão na lixeira. A limpeza de disco pode remover permanentemente esses arquivos.

Downloads Temporários: Arquivos temporários que foram baixados da Internet e estão armazenados temporariamente no sistema.

Arquivos de Cache do Sistema: Dados armazenados em cache pelo sistema operacional para acelerar o acesso a certos recursos.

Miniaturas de Imagens e Arquivos Temporários de Programas: Miniaturas de imagens e arquivos temporários criados por programas instalados no sistema.

Arquivos de Instalação de Atualizações do Windows: Arquivos temporários gerados durante o processo de atualização do sistema operacional.

Arquivos de Logs de Instalação do Windows: Registros gerados durante a instalação de atualizações e programas.

Arquivos de Relatório de Erros: Relatórios de erros gerados pelo sistema operacional ou por aplicativos.

Arquivos de Desinstalação de Atualizações: Arquivos temporários deixados para trás após a instalação de atualizações do Windows.

Outros Arquivos Temporários: Outros tipos de arquivos temporários que podem ser identificados como desnecessários para a operação normal do sistema.

Primeiramente, clique no Menu Iniciar do seu Windows e comece a digitar "Limpeza" ele logo vai te dar a sugestão abaixo. É importante que você clique com o botão direito e selecione "Executar como administrador" para que todas as permissões sejam dadas a você.


Na próxima tela você seleciona a Unidade a qual o Windows está instalado:


Na próxima tela ele vai fazer uma análise dos arquivos e calcular o espaço que vai ser liberado ao excluir os arquivos.


Terminando o exame, ele vai te trazer a listagem de todos os arquivos a serem excluídos.
É importante que você selecione todos!
Mas há uma exceção caso na listagem tenha a opção "Downloads" que aparecia em versões mais antigas do Windows. Caso você tenha seu sistema atualizado, não irá aparecer. No caso abaixo o tamanho dos arquivos é de 6,20 GB. Selecionando todos da lista, conforme a imagem, você clica em  "OK".


O sistema vai perguntar se você tem certeza, você clica em Excluir, mesmo assim:


Ele vai começar a executar a Limpeza. A partir dai é só aguardar.


O processo poderá demorar um pouco, dependendo do seu tipo de HD, do tamanho e da quantidade de arquivos acumulados. É só esperar, tomar uma água que finalizando ele se fecha automaticamente.

Interessante seria pedir para reiniciar o Windows após o processo.

Pronto! Limpeza feita sem utilização de softwares de terceiros.
Pode se fazer toda semana, uma vez por mês ou quando achar necessário, sem medo!

Obrigado! E até a próxima! E se gostou, compartilha!

Atualizado em 28 de janeiro de 2024.
Emerson R. Gallo

Técnico em Informática, Técnico em Comunicação Visual e Formado em Superior da Tecnologia da Fotografia. Há mais de 10 anos Técnico em Informática no setor Público, Há 19 anos na área de TI. Acredito que de tudo tiramos aprendizado e que nunca é tarde para mudar e aprender.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem