Reiniciar meu computador ou modem, resolve meus problemas?


Todos vocês já precisaram de um suporte técnico, onde no momento é questionado:

Você já reiniciou seu computador?
Você já reiniciou o modem?

A maioria das pessoas considera isso um incômodo ou acham muito chato ter que fazer e acabam mentindo: "-Sim já reiniciei!"

Mas aqui entre nós, isso realmente resolve?

A resposta é que na maioria das vezes SIM.

Por exemplo o computador: Todos os softwares são desenvolvidos por seres humanos e o ser humano falha constantemente... É ninguém é perfeito! rsrs
Enfim, uma falha pode fazer com que o computador trave.
Travamento que na sua grande maioria não pode ser contornado ou não se pode voltar atrás. Por isso sua tela congela, sua internet não funciona, seu mouse para do nada, seu teclado de repente não digita mais.
E o que podemos fazer nessa hora? Aguardar
Se você aguardar as chances de voltar são mínimas, portanto, a melhor forma é reiniciar.
Quando você reinicia, ele volta do zero! Você vai reiniciar o que estava fazendo e na maioria das vezes tudo volta ao normal. A não ser que seja um problema de hardware que esteja causando este travamento, ai já entramos em uma outra área...

O mais eficaz é você desligar, desconectar tudo da tomada, aguardar uns 5 minutos... toma uma água, um café... respira, faz um alongamento, se acalme e só depois volte a ligar o computador, para que talvez as "falhas" se corrijam.

O Windows (cito o windows por ser o que a grande maioria utiliza hoje em dia, mas é válido para todos os sistemas), quando é desligado, faz uma arrumação em tudo o que se encontra ativo antes de finalizar, portanto, toda essa arrumação inclui-se correções da maioria dos erros.

Quando é ligado, também é feito uma análise em tudo o que vai ser carregado, ai também há a possibilidade de algumas correções em possíveis problemas.

Portanto, reiniciar o seu computador é algo saudável! Mas, sempre da forma correta: "INICIAR - DESLIGAR". Não vai puxar da tomada que tudo vai por água abaixo e a tendência é piorar! rsrs
Só desligue direto na energia se não for possível mesmo o desligamento normal. Tal procedimento apenas quando não tivermos escolha devido ao travamento for total.


E o modem? E a internet que não navega mais?

A história é quase a mesma.
Geralmente quando ocorre um pico de energia ou até mesmo uma queda, as portas do modem "travam". As portas são os orifícios onde você conecta seu cabo de rede que se encontram, na grande maioria dos equipamentos, na parte de trás.
Quando travado, elas não funcionam mais e na maioria das vezes parece que a internet está conectada mas você não navega.

Além de picos de energia, o que também causa o travamento da internet é a sobrecarga de tarefas. Imaginem 1 modem que dá acesso a 10, 20, 30 ou mais computadores... Cada computador faz uma determinada tarefa utilizando a rede. Um baixa um arquivo, outro ouve música, outro abre e-mails, e assim por diante... todas as tarefas ao mesmo tempo, sobrecarregam o equipamento que vai gerar uma lentidão ou até mesmo o travamento.

Outro motivo pode ser a estrutura de rede. Cabos danificados, interferências na rede, mal contato dos conectores, tudo isso pode gerar o travamento.

Como resolver? Desligue, tire da tomada, aguarde no mínimo 2 minutos e só depois volte a ligar. Fazendo isso, a conexão vai estabilizar, vai iniciar do zero e tudo volta a funcionar.

Agora, com base em tudo que você leu até aqui, qual a resposta para a questão do título:

Reiniciar meu computador ou modem, resolve meus problemas?
Sim, na maioria das vezes SIM.
Por isso é o procedimento que é pedido primeiramente por qualquer técnico.

Emerson R. Gallo

Técnico em Informática, Técnico em Comunicação Visual e Formado em Superior da Tecnologia da Fotografia. Há mais de 10 anos Técnico em Informática no setor Público, Há 19 anos na área de TI. Acredito que de tudo tiramos aprendizado e que nunca é tarde para mudar e aprender.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem