Ontem mesmo tive a oportunidade de me deparar com tal situação. Geralmente as pessoas não valorizam o trabalho de um técnico em informática na hora de pagar por algum serviço. Acham que é simplesmente chegar e instalar os programas e boa... Reinstalar toda semana o windows...
Sabemos que as coisas não são bem assim.
Portanto, vamos a umas dicas:
Como saber quais os drivers da minha placa?
Simples. Hoje em dia a maioria das empresas que montam um computador para a venda, colam atrás do próprio uma etiqueta a qual tem um número de série. Com este número de série entramos no site da própria empresa e procuramos através dele os tais drivers.
Até ai, tudo bem... Mas e quando o computador foi montado por outra empresa que não tem um site com os drivers?
Se isso acontecer e nem ao menos tivermos em mãos os CDs que acompanham a placa mãe do computador, teremos que partir para uma maneira, digamos assim, um pouco mais complicada. Teremos que abrir o gabinete e observar qual é o fabricante e o modelo da placa mãe.
Como no exemplo abaixo:
Vemos acima que o modelo da placa-mãe é GF 7050V - M7. Na outra imagem, temos o chipset VIA.
Junatando essas duas informações, teremos condições de entrar no site do fabricante, que também estará impresso na placa. Os mais comuns são: Gigabyte, Sis, PCChips, Asus, entre outras. Não é tão difícil de se encontrar as inscrições.
Ai, depois disso você me diz: - "Ah, mas abrir é mais complicado... Conheço um jeito mais fácil de saber qual o modelo da placa sem abrir o computador!"
Isso. Quando ligamos o computador, no momento do post, que é a checagem de todos os componentes do computador, aparece na tela, o modelo da placa Isso mesmo, como no exemplo abaixo:
Espero poder ter ajudado com estas informações. E lembrando que sempre existem várias alternativas a se chegar em um mesmo resultado. Postei aqui a maneira a qual considero mais simples. Outros meios utilizados são a utilização de softwares que identificam os componentes, outros que fazem backup e tudo mais, mas essa não é a minha intenção, já que quero simplificar e não complicar.
Abraço! E até a próxima!
Tags:
Tutoriais