Fumar próximo ao computador, pode prejudicá-lo?

Há quem diga que não há problema algum ou que a fumaça vai para o ar e que da mesma forma que entra, sai. Que nada acontece com a fumaça que entra através das "ventoinhas" do computador.

Mas, será que nada acontece mesmo?

Todos sabemos que na fumaça do cigarro existe milhares de toxinas que com certeza ficam "impregnadas" em qualquer superfície com o passar do tempo. Plásticos, tecidos, cabelos, pele e tudo onde há contato com a fumaça, fica aquele cheiro forte. Algumas pesquisas ai pelo "google a fora" mostram que o que fica é a substância "Alcatrão" que com o tempo dá um tom amarelado ou engordurado em superfícies.

Foto: Da internet. Bob Dylan
Por experiência própria, tenho contato direto com placas-mãe engorduradas e amareladas onde usuários que fumam utilizam os computadores. Com o tempo vai prejudicando o contato nos circuitos impressos (placas de qualquer dispositivo eletrônico), nas memórias do computador, e em qualquer superfície de plástico, como as ventoinhas, dutos e cabos internos, como na imagem abaixo: 


Por ter uma superfície engordurada, todo o pó que passa por perto vai grudar, resultando numa camada de pó grudenta muito difícil de se remover.
Outro exemplo:



A fonte do computador tem ventoinhas que tiram o ar quente e o jogam para fora a todo o tempo. Por ser uma parte com temperatura mais elevada, é a que mais sofre, como podemos ver nesta outra imagem:


Sem contar, aquele cheiro fortíssimo em todas as partes do computador. Onde você toca, lá está o cheiro que vem para a pele e tudo onde se toca.
E finalizando, as cinzas também vão se acumulando. Duvida? Faça o teste. Observe.

Conclusão:


Fumar perto do computador ou no mesmo ambiente, à longo prazo vai gerar problemas nos equipamentos. Por mais que as pessoas briguem, discutam ou debatam, e insistam que não há problemas, há sim, com toda a certeza.

Todas as imagens foram retiradas daqui:

Emerson R. Gallo

Técnico em Informática, Técnico em Comunicação Visual e Formado em Superior da Tecnologia da Fotografia. Há mais de 10 anos Técnico em Informática no setor Público, Há 19 anos na área de TI. Acredito que de tudo tiramos aprendizado e que nunca é tarde para mudar e aprender.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem