Por que boatos e mentiras correm tão rápido na internet?

Hoje em dia, vivemos em um mundo tecnológico bem acessível a todas as pessoas.
Antigamente apenas computadores tinham acesso à rede e hoje qualquer aparelho pode ser conectado. Usar um celular hoje em dia é bem fácil, é simples, daí o nome "Smart phone" que varia de duas palavras Smart = rápido, inteligente ou corretamente: "esperto" e Phone= telefone, celular. Tendo assim um telefone esperto, um telefone rápido. Algo rápido e fácil em suas mãos.

Basta um exemplo bem simples: A fofoca.
Sabe aquela vizinha, sua tia, seu tio, sua amiga ou amigo que adora uma conversa e na maioria das vezes adora aumentar o assunto sempre que repassa a alguém? Sim, ela mesma. Aquelas vezes que reunimos com as pessoas no churrasco e falamos mal de outras pessoas? Não vem dizer que não, que é verdade sim!

Este comportamento é normal do ser humano. A fofoca sempre existiu, desde seu vizinho que senta na frente da sua casa observando sua vida, até aquele seu colega de trabalho que adora ver o "circo pegar fogo" e planta a sementinha do mal em qualquer outro que trabalhe junto.

Agora, voltando à tecnologia, junte essas pessoas e um celular? Como diz o capitão Nascimento: "Isso vai dar merda". Sim, vai dar...

Além destas pessoas, temos os usuários leigos em tecnologia e gostam de repassar coisas sem saber se tudo mesmo é verdade.
Quando eu digo "Leigo em Tecnologia" é aquela pessoa que sabe apenas as funções superficiais de um celular, de um computador. Ela sabe apenas Ler, responder e compartilhar mensagens. Talvez não saiba que existe algo chamado pesquisa, algo que podemos averiguar se tudo é mesmo verdade ou não. Assim acabam participando da enorme proliferação de mentira.

São postagens de crianças desaparecidas, mensagens de um criança entubada pedindo ajuda, pedindo "curtidas" para ser ajudado... São correntes pedindo orações e o famoso "Digite Amém". Em sua grande maioria são jogadas pela rede com esta intenção: espalhar mentiras mesmo! sem piedade.
Pessoas sensíveis, que se sensibilizam com as mais diversas situações é que fazem mais isso com frequência, por serem leigas, como eu disse.
Créditos na própria imagem
Basta você pesquisar um pouco e ver que tudo isso não passa de mentira que são jogadas na rede por políticos, com a intenção de gerar revolta e tudo mais...

A velocidade de compartilhamento é muito rápida, portanto milhares de mentiras são repassadas todos os dias, porque existem as pessoas que repassam.
Basta apenas conscientizar as pessoas, viu alguém próximo compartilhar, um tio, uma tia, um irmão, um primo, seja educado, vá lá logo abaixo e escreva educadamente: "Olha, isso não é verdade..." e se tiver como provar ali na hora, deixe o link que mostra a verdade.

O fim disso tudo só depende de você, não seja um compratilhador, procure a verdade, torne o mundo digital melhor.

Conclusão.

A maioria das pessoas não sabem utilizar a internet, o celular ou um computador. Não conhecem regras da internet, não sabe realizar uma pesquisa, não sabem de onde partir para buscar a verdade. Não por maldade, mas por falta de oportunidades ou também porque preferem que seja assim mesmo. Muitas delas consideram mais fácil comprar um equipamento à aprender a usá-lo corretamente.
Se você puder, evite isso. Ensine seus filhos, dá umas dicas para sua mãe, sua família. Explique como não cair nessa. Vamos fazer nossa internet melhor!

Fonte na própria imagem

Emerson R. Gallo

Técnico em Informática, Técnico em Comunicação Visual e Formado em Superior da Tecnologia da Fotografia. Há mais de 10 anos Técnico em Informática no setor Público, Há 19 anos na área de TI. Acredito que de tudo tiramos aprendizado e que nunca é tarde para mudar e aprender.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem