"Como "peguei" esse vírus se não abro nada aqui?" - Como você se infecta com vírus de computadores?


Primeiramente, quando falamos a palavra "Vírus" ou "Vírus de Computador" estamos na verdade generalizando porque hoje em dia, é complicado ter a certeza em afirmar com o que estamos lidando. Não sabemos se é um spyware, adware, cavalo de tróia, rootkit e qualquer outra nomenclatura, que se dá de acordo com a função que ele, o software, executa.

Calma ai, Emerson, sem confusão, vamos lá:

Software? quer dizer que um vírus é isso?


Sim, é um software que foi desenvolvido ou programado para executar uma certa tarefa. Tarefa essa que pode ser espionar, colher estatísticas, roubar senhas, sequestrar dados(*) ou simplesmente fazer com que seu computador não funcione direito( sim, ainda existe pessoas que fazem isso apenas por prazer de dar uma "esculaxada" no computador de quem navega pela internet, é como se fossem pixadores. Eles fazem algo que não entendemos o porquê!).

E todos esses nomes? Que confusão!


Exato! Por isso que eu disse que quando dizemos virus, estamos generalizando para não ter que entrar numa explicação mais confusa a respeito de tudo o que realmente acontece.
O "Vírus" pode ter vários nomes ou funções. Algumas delas por exemplo:
Spyware - roubar informações
Adware - você instala um software e junto vem vários outros que vc nem imagina para que serve
Cavalo de Tróia - geralmente vem em um e-mail, disfarçado de outro conteúdo e você o abre
Rootkit - Faz um rastreamento de seu computador a fim de colher estatísticas de navegação, para saber quais sites você acessa ou o que sempre procura.

(*) sequestro de dados que hoje em dia está sendo a maior dor de cabeça para administradores de redes empresariais. Os chamados Ransonware que criptografam¹ toda a informação de um computador, todos os arquivos, pedindo dinheiro em troca de devolver ou no caso "descriptografar" seus arquivos.

¹Criptografar significa codificar um conteúdo. Não mudou nada né? Calma...
É criado um código onde só o seu criador sabe a solução... por exemplo: imagine um texto ou melhor, a palavra VIRUS. Alguém cria um código desta forma:
V = 57 , o  I = 31, o R = 27, o U=25 e o S =12, no exemplo, cada letra equivale a 2 números e a palavra virus, depois de codificada passa a ser "5731272512", portanto a palavra foi criptografada, passada em código, onde só o criador sabe a "tradução". (É apenas um exemplo que eu estou dando, já que o "buraco" é bem mais embaixo... e a codificação é bem mais complicada que isso.)

Mas eu não sou tão importante assim para quererem meus dados ou saber por onde ando.

Ai que se encontra o X da questão!
Como hoje em dia, a coisa mais fácil e mais feita é o "compartilhamento", de forma bem simples, tudo isso é bem fácil de se espalhar pela rede!
Um falso link de um site que você clica ou simplesmente se abre sozinho.
Um e-mail que você recebe com um arquivo e abre.
Até você que não é tão importante acaba se prejudicando nessa!

Mas eu não cliquei e nem abri nada! Como "peguei" esse virus?

Amigo, ou amiga, o seu computador não realiza nada sozinho. Ele não vai fazer nada sozinho. Pode ter a absoluta certeza que você por meios que talvez não saiba tenha clicado ou aberto algo sem ter percebido. Softwares que gerenciam e-mails baixam arquivos automaticamente. Aquela hora que você foi assistir um filme on-line, clicou sem querer em algum banner ou link, quando foi procurar aquele conteúdo para um trabalho e abriu um site suspeito, recebeu algum e-mail achando que era confiável mas não era. Pegou um pend drive emprestado e "plugou" no seu computador.
Tudo isso pode ter acontecido e fica difícil afirmar que você não clicou e nem abriu nada...

Usar um anti-virus pago resolve o meu problema?


Infelizmente, a resposta é NÃO.
Simples: Enquanto existem pessoas estudando como anular ou excluir virus, existem as pessoas estudando como desviar disso tudo. Sempre haverá uma forma de burlar qualquer segurança que se tenha.
É nessa hora que você precisa respeitar quem trabalha com Informática.

Espero que o conteúdo tenha sido útil! Até a próxima.
Emerson R. Gallo

Técnico em Informática, Técnico em Comunicação Visual e Formado em Superior da Tecnologia da Fotografia. Há mais de 10 anos Técnico em Informática no setor Público, Há 19 anos na área de TI. Acredito que de tudo tiramos aprendizado e que nunca é tarde para mudar e aprender.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem